mapa1.png
topo1.png

Quem diria que em uma tradicional cidade de colonização alemã, os russos tiveram a sua vez. Mais especificamente na localidade denominada (pelos alemães) de Russland, hoje conhecida como Nova Rússia. Localizada no extremo sul de Blumenau, dentro da zona de amortecimento do Parque Nacional Serra do Itajaí.

minasdaprata1.png

Nova Rússia foi dividida em três fases na linha do tempo:

 

Exploração do minério, exploração da madeira e no momento atual a fase da preservação.

 

No século XIX vieram vários  grupos de exploradores, vindos da Prussia, Russia, Alemanha e Inglaterra, onde deixaram algumas cavernas ainda abertas, 3 delas são conhecidas como Minas da Prata, e ficam a cerca de 3km de restaurante Permita Ser e Pousada Rio da Prata Eco.

Nas minas da prata podem ser observados vários tipos de minérios oxidados nas paredes (cobre, ferro, prata) mas o que vieram atrás mesmo era do Ouro.


Existe uma lenda de um Fantasma do Minerador, onde se ficar bem em silêncio é possível ouvir as batidas dele nas pedras com sua picareta.

Quando vieram, contam os estudiosos, que já tinham um mapa de Santa Catarina com os pontos de possível mineração, vendido por um Inglês que esteve aqui e mapeou a nossa região.

Após esse momento veio a fase da exploração madeireira, onde só na Nova Russia houve 14 madeireiras extraindo madeira da região, e essas retiraram a maior parte das árvores centenárias, tornando a região uma área de mata "secundária", mas graças, já está em grande avanço de regeneração.

matinho1.png
matinho1.png
carro1.png

Uma curiosidade pouco conhecida é que os primeiros exploradores da Nova Russia chegaram antes que o Dr. Blumenau. Diferente dos alemães que chegaram via marítima através do Rio Itajaí-Açu, os Prussianos chegaram em Blumenau por via terrestre, subindo rumo ao norte a partir de Desterro, atual Florianópolis.

No momento atual estamos na fase da Preservação, onde utilizamos o turismo de forma sustentável e consciente como fonte de renda.

A fase de preservação teve início com a criação da ONG Nova Rússia Preservada. Idealizada por Mario Pavesi e fundada por ele e mais 14 empresários/moradores da região, a organização junto com a comunidade realizaram várias limpezas de rios e estradas, além de feiras com produtos feitos na região da Russland, palestras e eventos e ainda hoje trabalham em prol da natureza, turismo sustentável e qualidade de vida para moradores e visitantes.

Em meados de 2017 foi descoberta uma nova espécie de aranha. Avistada nas imediações das terras da família Pavesi na Russland, onde se encontra o Restaurante Permita Ser, foi batizada de Stenoterommata Pavesii em homenagem a família. 

A 5km da Permita Ser fica o Parque das Nascentes, a sede e entrada Principal para o Parque Nacional Serra do Itajaí, que cerca a região da Russland. O parque pode ser visitado sendo pago uma taxa de entrada, e nele há várias trilhas, de diversos tamanhos e intensidades.